Uma quadrilha especializada em fraudar cartões está prejudicando muita gente do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Pouco se sabe sobre ela, até mesmo se é só uma, mas vários criminosos ficam nas salas de auto-atendimento dos bancos para trocar cartões de pessoas que não sabem operar caixas eletrônicos.
É bom ficar atento.
Os fraudadores costumam ir às agências em feriados e fins-de-semana, quando não há bancários e nem seguranças. Nesses dias, vários clientes aproveitam a ausência dos aposentados e pensionistas para sacar dinheiro. Acabam ficando expostos aos criminosos, que deixaram de andar bem vestidos para não chamarem atenção. Agora costumam vestir camiseta e shorts, mas mantém a cortesia de avisar sobre renovação de senhas ou problemas na agência.
Para fugir de ciladas é preciso estar atento a alguns detalhes. O primeiro deles é verificar o caixa eletrônico. Placas que de renovação de senha ou peças estranhas instaladas denunciam a presença de criminosos.
- Nunca peça ou aceite ajuda de estranhos;
- Dê preferência aos caixas eletrônicos modernos, identificados pela tela plana maior e sensível ao toque (touch-screen). Eles são menos vulneráveis à instalação de equipamentos de clonagem;
- Senhas são renovadas dentro da agência pelos funcionários do banco e nunca no caixa eletrônico;
- Mantenha o cartão em mãos e evite derrubá-lo para impossibilitar a troca de cartões;
- Ao sacar, puxe o dinheiro do caixa; nunca deixe que terceiros façam isso;
- Ao guardar o cartão, confira o nome impresso.
Caso identifique a presença de pessoas suspeitas, ligue para a polícia imediatamente. No caso de troca de cartões, procure atendimento para bloquear cartão e conta.