quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NÃO CAIA NO GOLPE!



Uma quadrilha especializada em fraudar cartões está prejudicando muita gente do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Pouco se sabe sobre ela, até mesmo se é só uma, mas vários criminosos ficam nas salas de auto-atendimento dos bancos para trocar cartões de pessoas que não sabem operar caixas eletrônicos.

É bom ficar atento.

Os fraudadores costumam ir às agências em feriados e fins-de-semana, quando não há bancários e nem seguranças. Nesses dias, vários clientes aproveitam a ausência dos aposentados e pensionistas para sacar dinheiro. Acabam ficando expostos aos criminosos, que deixaram de andar bem vestidos para não chamarem atenção. Agora costumam vestir camiseta e shorts, mas mantém a cortesia de avisar sobre renovação de senhas ou problemas na agência.

Para fugir de ciladas é preciso estar atento a alguns detalhes. O primeiro deles é verificar o caixa eletrônico. Placas que de renovação de senha ou peças estranhas instaladas denunciam a presença de criminosos. 

  • Nunca peça ou aceite ajuda de estranhos;
  • Dê preferência aos caixas eletrônicos modernos, identificados pela tela plana maior e sensível ao toque (touch-screen). Eles são menos vulneráveis à instalação de equipamentos de clonagem;
  • Senhas são renovadas dentro da agência pelos funcionários do banco e nunca no caixa eletrônico;
  • Mantenha o cartão em mãos e evite derrubá-lo para impossibilitar a troca de cartões;
  • Ao sacar, puxe o dinheiro do caixa; nunca deixe que terceiros façam isso;
  • Ao guardar o cartão, confira o nome impresso.

Caso identifique a presença de pessoas suspeitas, ligue para a polícia imediatamente. No caso de troca de cartões, procure atendimento para bloquear cartão e conta.