sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL MASCULINA ESTÁ PERTO DE SE TORNAR REALIDADE

Esse pode ser mais um passo rumo a um planejamento familiar eficiente e a um melhor controle da vida sexual humana.

Pesquisadores de três universidades norte-americanas (Universidade de Harvard, Universidade de Washington e Faculdade de Medicina Baylor) anunciaram a descoberta de uma substância que pode se tornar a primeira pílula anti-concepcional masculina efetiva.

De acordo com experimentos feitos em ratos machos, o composto JQ1 conseguiu torná-los temporariamente estéreis, sem afetar o desempenho sexual, as taxas de testosterona ou o comportamento. Os animais também voltaram a se reproduzir normalmente assim que pararam de tomar a substância.

Os pesquisadores também não observaram efeitos colaterais nos filhotes nascidos após um período de uso do JQ1. Livre de hormônios, ao contrário da pílula feminina, a substância inibe uma proteína presente nos testículos tanto de ratos quanto de seres humanos, conhecida como BRDT e essencial para a fertilidade. As cobaias usadas no experimento começaram a produzir menos espermatozóides e os que eram produzidos tinham problemas de locomoção. Vale lembrar que roedores e primatas (como nós) compartilham um ancestral comum que viveu entre 65 e 60 milhões de anos atrás, pouco depois da extinção dos dinossauros.
Fonte: Diário do Nordeste