sábado, 11 de agosto de 2012

TEMPERATURA EM SOBRAL CHEGA A 40°C NESTE MÊS

foto divulgação
Neste mês de agosto, em Sobral, na Zona Norte do Ceará, a temperatura chega a 40º C, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A cidade é conhecida no Ceará pelo calor, principalmente no segundo semestre. Em 2012, o calor foi agravado devido à baixa incidência de chuva. Médicos alertam que alta temperatura pode causar problemas de saúde.

Com o calor e baixa humidade do ar, médicos recomendam que a população adote medidas de prevenção. As condições climáticas da cidade podem provocar ardência e ressecamento nos olhos, boca, nariz até o agravamento de doenças respiratórias.

Para prevenir, é recomendado ingerir bastante líquido, evitar fazer exercícios físicos em horários de muito calor e manter os ambientes arejados e livres de fumaça de cigarro e poeira. Ainda de acordo com médicos, é importante manter um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir, para deixar o local úmido.

Causas
Segundo a geógrafa Isorlanda Caracristi, da Universidade do Vale do Acaraú, além do baixo índice de chuva na região neste ano, a geografia de Sobral contribui para o aumento da temperatura. A cidade fica em um vale e cercada por serras, o que reduz a circulação de ventos no local.

A geógrafa diz ainda que o desmatamento na região é um "fator humano" que causa aumento da temperatura. "Tivemos aqui um desmatamento muito grande nos arredores nesses últimos anos. Um desmatamento muito grande também na Serra da Meruoca, que ameniza as nossas temperaturas", explica.

Fonte: G1 CE