segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SOBE PARA 31 O NUMERO DE AÇUDES COM VOLUME DE ÁGUA INFERIOR A 30% NO CEARÁ

A falta de chuvas em todo o território cearense tem comprometido o nível de armazenamento de vários açudes no estado. Dos 138 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 31 apresentam capacidade inferior a 30% do total.

Em comparação à situação do início de julho, três novos açudes entraram na lista dos comprometidos pela estiagem.

A situação atinge açudes de grande porte, responsáveis pelo abastecimentos em cidades importantes do interior do Ceará. É o exemplo do açude Cedro, no Sertão Central, que fica situado próximo a cidades como Quixadá e Quixeramobim. O reservatório apresenta atualmente apenas 18% da capacidade.

O açude Madeiro, em Pereiro, que conta com apenas 9% da capacidade, é outro fortemente atingido pela seca no estado.

Inhamuns

A região com mais açudes atingidos pela falta de chuvas é o Sertão dos Inhamuns. Ao todo, sete açudes estão na faixa alarmante. O açude com situação menos crítica é o Jaburu II, em Independência, que está com 27,8% da capacidade.

Atualmente em todo o território cearense, nenhum açude está acima da capacidade e somente três estão em situação confortável, acima dos 90% de capacidade.

Desde julho nenhuma cidade do Ceará apresentou chuvas acima de 5 milímetros. A previsão da Funceme para os próximos dias é de tempo firme, sem expectativas de precipitações.
Fonte: Diário do Nordeste