segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CEARENSE QUE APRENDEU A LER COM A AVÓ É ELIMINADA DO 'SOLETRANDO'

A estudante Maria Ariane Saraiva, de 12 anos, participou, mas foi um dos alunos eliminados na primeira rodada deste sábado do concurso Soletrando 2012. Ariane não chegou a soletrar nenhuma palavra, mas, pelas novas regras do concurso, apostou na soletração correta de uma outra estudante que errou. Ela mora na zona rural do município de Morada Nova, a 160 km de Fortaleza. Em outubro de 2011, Ariane, que aprendeu a ler com a avó, venceu a final cearense.

Desde que voltou para casa, as horas de estudo tinha aumentado e o dicionário virou companheiro inseparável. Os materiais de estudo para o Soletrando 2012 foram todos doados. O dicionário, ela ganhou depois de uma promessa do jurado da seletiva. O netbook foi presente do prefeito da cidade. Os outros livros foram dados por Leonardo, cearense que ganhou a seletiva do ano passado. O estudante até enviou uma carta de apoio para a selecionada.

O maior incentivo para a leitura veio da avó dela, Francisca Chagas, de 96 anos, que costumava ler para a neta literatura de cordel. Hoje, os papeis se inverteram e é a estudante quem treina a leitura com a avó. “Assim, vou passando a vida, vou vivendo e vou ouvindo”, elogia as histórias da neta. “Devo muito a ela. Se tivesse algo para pagar o que ela fez por mim não daria mesmo”, retribui Ariane.
A selecionada cearense do Soletrando é a quarta dos cinco filhos do agricultor José Souza Moreira e da dona de casa Socorro Saraiva. Para a família que não tem uma vida fácil na roça, ver o esforço da filha é motivo de alegria. “Meu sonho é vê-la formada”, afirma a mãe. “Que beleza ter uma filha assim”, complementa o pai coruja.

Fonte: G1 CE