terça-feira, 21 de agosto de 2012

TIANGUAENSE LANÇA LIVRO HOJE EM FORTALEZA

O Projeto Bazar das Letras convida a todos para a noite de autógrafos do LANÇAMENTO do meu livro "O Drama em Si" do tianguaense Márcio de Araújo Pontes.

Local: FORTALEZA / SESC - CENTRO / 21 DE AGOSTO / 19:00HS
(APRESENTAÇÃO GRATUITA E AO VIVO DAS DRAMISTAS DE TUCUNS)



Márcio de Araújo Pontes estava decidido a pesquisar sobre o reisado quando se deparou, em 2004, com as dramistas de Tianguá, cidade onde nasceu e mora. Grupos de mulheres que se dedicavam, nas respectivas comunidades, a manter viva uma tradição tão rica quanto desconhecida.

As Dramistas do Sítio Tucuns retomaram as atividades depois da pesquisa que deu origem ao livro que será lançado hoje no Sesc Centro: apresentação ao vivo


A pesquisa, que foi apresentada como trabalho de conclusão do curso de especialização em Arte Educação, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), virou livro graças ao V Edital de Incentivo à Cultura, lançado no ano passado pelo Governo do Estado.

"Logo após a defesa, em 2005, recebi da banca uma carta de recomendação para publicação", recorda. A oportunidade do edital surgiu no ano passado. O resultado final, "O Drama em Si", será lançado, hoje, a partir das 19 horas, no Sesc Centro. De acordo com Márcio Pontes, a ideia original era estudar os reisados, tradição bem mais visitada e conhecida pelo público. "Nem sabia o que eram as dramistas, mas, durante a pesquisa, recebi a sugestão de estudá-las e aceitei o desafio", lembra o autor.

Ele conta que, naquela época, escolheu três grupos para estudar. Todos estavam desativados e não se apresentavam mais. Um deles, das Dramistas do Sítio Tucuns, aliás, retomou as atividades e faz show durante o lançamento do livro.

Márcio ressalta que uma de suas maiores dificuldades foi encontrar bibliografia relacionada ao tema. "A maior dos livros publicados e trabalhos já realizados aborda os reisados. Encontrei apenas uma outra pesquisadora estudando as dramistas", revela. "Espero, com o livro, estar contribuído neste sentido".

O trabalho foi construído em cima de entrevistas com dramistas e outros integrantes das comunidades nas quais os grupos estão inseridos. Memórias, práticas e experiências de vida ajudaram a formar o corpo do material.

A pesquisa analisa as funções das mulheres dramistas - apenas elas desempenham os papéis principais; os homens tocam os instrumentos - e a trajetória dos dramas na comunidade de Tucuns (distante cerca de 20 quilômetros da sede, Tianguá).

Márcio investigou o drama como uma manifestação cultural e buscou descobrir de que forma essa ação se configura na dramaturgia brasileira como veículo de comunicação, resistência, representação, ocupação, diversão, brincadeira e outras características que foram analisadas frente às experiências vivenciadas pelas personagens.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE