sexta-feira, 24 de agosto de 2012

SECA NO CEARÁ: 93% DOS MUNICÍPIOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Dos 184 Municípios do Estado, 171 estão em situação grave, de emergência devido à estiagem. A informação é da Defesa Civil do Estado, que assegura, atualmente, a 93 Municípios a Operação Pipa, que funciona normalmente no Estado. Na próxima semana, mais 60 cidades passarão a ser atendidas pela Operação, de forma gradativa, priorizando as cidades com maior carência de água, segundo o órgão.

Apenas 18 não solicitaram a implantação da Operação Pipa. Assim, 93% do território cearense está sofrendo os efeitos da maior seca dos últimos 30 anos. Falta água para o consumo humano e animal. E as perspectivas são as piores possíveis, já que os reservatórios também estão abaixo da capacidade e há, ainda, vários meses para a chegada do inverno.

Crateús está entre os municípios mais castigados

Em Crateús, a operação carro-pipa continua sendo a forma de obtenção de água para muitas comunidades no Interior. São 180 localidades abastecidas pelos 15 pipeiros com 1.312 carradas/mês. Conforme a Defesa Civil local, a tendência é que a situação se agrave, considerando que os cacimbões e poços na zona rural estão secando.

Em algumas regiões, não há mais água de forma alguma, e a população pede socorro ao órgão. A água que recebem da Operação deve ser utilizada apenas para beber e cozinhar, mas, segundo ele, há locais em que as pessoas se obrigam a utilizar para outros fins, devido à escassez.

"Diariamente, chegam pessoas aqui lamentando a falta total de água. Não sabemos como faremos até o fim do ano, porque a situação é grave. A água fornecida pela operação acaba sendo desviada para outras atividades, que não beber e cozinhar, devido à necessidade", explica o coordenador da Defesa Civil, Teobaldo Marques.

Fonte: Diário do Nordeste