sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CEARÁ: 31,3% DA CONTA DE LUZ É APENAS PARA PAGAR IMPOSTOS

Assim como a maioria dos cearenses, o servidor público Sebastião Maia, de 49 anos, também acredita pagar um preço muito alto para consumir energia elétrica. Dos R$ 203 cobrados na conta de luz dele referente ao mês de dezembro, um total de R$ 63 deve ser destinado apenas para o pagamento de impostos.

A Companhia Energética do Ceará (Coelce) explica que a determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é que 23,8% da conta seja composta pelo valor do ICMS e mais 7,5% destinados ao pagamento do PIS/Cofins, totalizando um percentual de 31,3% só de imposto.

“Na minha casa, cinco pessoas moram aqui, mas eu ainda acho esse valor muito alto. Eu sabia que um bom percentual da conta era para pagar impostos, mas nunca havia prestado atenção para esse total”, afirma o servidor.

Entendendo sua conta
Além dos impostos, a conta de luz paga pelo consumidor cearense é calculada com base nos percentuais de 33,1 % sobre o custo de energia, 24,5% sobre o custo de distribuição, 3,4% sobre o custo de transmissão e mais 7,8% sobre os encargos setoriais.

Maia revela que sente dificuldades para economizar o consumo de energia, mas revela alguns cuidados que procura ter. O servidor tem três filhos com idades entre 18 e 23 anos e diz que eles sempre entram em embate para tentar reduzir o valor cobrado mensalmente na conta de luz.
“Os jovens daqui de casa saem acendendo as luzes e eu vou atrás apagando”, brinca e ainda acrescenta: “Eles também dormem com a televisão ligada e sempre tenho que desligá-las para não ficarem ligadas a noite inteira”, completa.

Fonte: Jangadeiro Online