sábado, 12 de janeiro de 2013

PROFETAS POPULARES SE REÚNEM PARA FAZER PREVISÕES SOBRE QUADRA CHUVOSA DE 2013

Aproximadamente 30 sertanejos hábeis em extrair da natureza sinais da chegada das chuvas se reúnem amanhã (12), em Quixadá, no Sertão Central do Ceará, para apresentar previsões sobre a quadra invernosa deste ano no Nordeste. Será o XVII Encontro dos Profetas da Chuva. O evento está marcado para as 8h, no parque de exposições da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Ceará (Acocece), no Km 3 da estrada do Açude Cedro.

Neste ano, o clima é de expectativa depois das previsões frustradas para o inverno de 2012. A maioria dos participantes apontou uma quadra chuvosa favorável, de bom inverno, todavia, a estiagem do ano anterior, 2011, se prolongou, agravando ainda mais a dificuldade de sobrevivência no campo. Muitos animais estão morrendo e até os reservatórios de maior porte estão secando. O fenômeno da seca é considerado por especialistas o pior dos últimos 30 anos.

Dois dos profetas da chuva, Paulo Costa e Erasmo Barreira, que têm o maior percentual de acertos devem apresentar previsões diferentes para este ano. Em 2012, eles avaliaram o inverno como moderado, chegando até meados de junho. Desta vez, devem divergir. O primeiro aponta estiagem ainda mais acentuada. Já o segundo indica boas chuvas no seu diagnóstico.

Há uma ânsia dos profetas da chuva em acertar suas previsões, uma prova da afinidade com os astros, insetos, pássaros, e a vegetação da caatinga. Embora o Governo do Estado tenha a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) como seu órgão oficial de estudos meteorológicos, as observações dos sertanejos são respeitadas e aguardadas por milhares de pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste