quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

PRECIPITAÇÕES NO CEARÁ NÃO TÊM RELAÇÃO COM A QUADRA CHUVOSA

                                                                                                                                                                                               Foto: Alex Costa
As chuvas destes segundo e terceiro dias do ano de 2013 animaram a população de mais de 20 cidades do Interior do Estado, porém isso não pode ser considerado motivo de alento para o sertanejo, que aguarda o fim do período de estiagem
                                                                                
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas precipitações são normais antes da estação das chuvas.

A metereologista da Funceme, Deysiane Quaresma, afirma que são chuvas típicas de pré-estação. Ela explica que são formadas por um fenômeno denominado Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. "Ele se forma a 12 Km de altura da superfície. Parece um círculo. Tanto pode causar como inibir as chuvas", comenta.

Menor intensidade nas próximas 48 horas
Conforme a metereologista, quem fica sob a borda do círculo recebe as chuvas. Por outro lado, não chove para quem está no centro desse sistema. "Nesse momento, a borda está sobre o Ceará. Já a Bahia, por exemplo, está no centro", resume.

A Funceme diz que esse fenômeno deve perder força nos próximos dias. "O sistema vai se desintensificar nas próximas 48 horas", diz Deysiane.

Em Iguatu,  a 380 Km de Fortaleza, foram 20 mm até a manhã desta quinta-feira, 3. Também choveu nas regiões Jaguaribana, do Cariri, Ibiapaba e Maciço do Baturité. 

Fonte: Diário do Nordeste