sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

POPULAÇÃO DE SOBRAL RECLAMA DA ÁGUA SUJA E COM MAU CHEIRO

A água distribuída pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para o município está chegado às residências com cor escura e forte odor, causando preocupação aos moradores. De acordo com a população, o uso da água tratada pelo Saae está sendo evitado até nas tarefas domésticas, como lavar roupas e tomar banho.

Outra dificuldade encontrada pelos moradores é a de comprar água para consumo, já que a purificação por meio de filtros não tem sido o bastante para retirar o aspecto desagradável da água. Na saída que liga Sobral à Tianguá pela BR-222, caminhões carregados de garrafões interromperam metade da passagem na Avenida Ermínio de Moraes, no bairro da Coelce, fornecendo para o Atacadão do Trigo. De acordo com o dono do estabelecimento, Francisco Rufino Pereira, até o meio-dia de ontem, foram vendidos cinco mil garrafões no preço normal de mercado. "A água custa R$ 4,00 e o garrafão completo R$ 16,00. Para o período da tarde está programado para chegar mais 12 mil garrafões".

Em comunicado oficial à imprensa, o diretor presidente Saae, Silvestre Gomes Coelho Neto, esclareceu a dúvida de moradores de alguns bairros de Sobral, que reclamam da cor da água que tem chegado às torneiras das casas. Ele explica que as chuvas registradas nos últimos dias na região elevaram rapidamente o volume do Rio Acaraú. As torrentes súbitas provocaram erosão no leito do rio e nas margens, o que faz com que a água fique naturalmente turva.

O diretor do Saae explica, ainda, que mesmo turva, a captação de água do rio para as estações de tratamento não deixou de ser feita. "A água que chega às casas é tratada e passa por processos de coagulação, decantação e filtração, atendendo normas de controle e vigilância da qualidade da água para o consumo humano, estabelecidas na Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde", afirmou.

Fonte: Diário do Nordeste