quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

EXERCÍCIOS FÍSICOS PODEM TE DEIXAR MAIS INTELIGENTE


A premissa de que as pessoas que vivem na academia são menos inteligentes pode não ser tão autêntica assim segundo aponta uma leva de novos estudos, pois neurologistas constataram que o ato de se exercitar produz novos neurônios e aumenta a atividade cerebral.
“O cérebro passa a funcionar melhor e fica mais preparado para armazenar informações", revelou Ricardo Arida, professor de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício da Unifesp.
Já foi comprovado cientificamente que qualquer espécie de atividade física traz benefícios para o sistema nervoso, mas as atividades aeróbicas (correr, caminhar, andar de bicicleta, nadar) se mostram mais eficientes, já que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e também na produção de substâncias químicas que regulam o sistema neurotransmissor. Isto faz com que os neurônios já existentes sejam capazes de fazer mais conexões ao passo que novos nascem.
Com exercícios físicos acabam surgindo novos neurônios principalmente no hipocampo, área do cérebro em que fica localizada a principal sede da memória e aprendizagem..
“Ao caminhar ou correr, não estamos apenas melhorando o funcionamento dos sistemas muscular, respiratório e cardíaco", afirma a psicóloga e neurologista norueguesa Astrid Bjørnebekk, pesquisadora do instituto Karolinska.
Isto não significa que você precise ser um atleta para obter estes benefícios, segundo Arthur Kramer, professor de neurociência da Universidade do Illinois, cerca de meia hora de caminhada, três vezes por semana, já lhe garante melhorias no primeiro mês de atividades.

Fonte: minilua.com