terça-feira, 8 de janeiro de 2013

INSCRIÇÕES NO SISU COMEÇAM COM FALHAS NO SISTEMA

                                                                                                       foto: Lucas de Menezes
As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram há apenas um dia, mas já estão cercadas de dúvidas e reclamações por parte de candidatos em todo o Brasil. Durante os primeiros minutos do procedimento, que teve início às 0h de ontem, uma falha no site do sistema permitiu o vazamento de informações de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Estudantes que acessaram a página nesse período puderam visualizar dados como nome, telefone, endereço de e-mail e notas de pessoas desconhecidas. O problema deixou muitos candidatos com desconfianças e preocupações em relação à segurança do site.

Ao clicar no link "Ajuda", a estudante Rebeca Mont´Alverne relatou que pode ver todas informações de um outro participante do exame. "Achava que era só um erro, mas atualizei e continuou do mesmo jeito. Fiquei com medo porque se eu tive esse acesso, é provável que outras pessoas tenham visto meus dados também", disse Rebeca.

Erro
Apesar do equívoco, a candidata conseguiu fazer a inscrição normalmente e, algumas horas depois, contatou que o problema havia sido corrigido. No entanto, para Rebeca, que prestou o exame pela primeira vez, o Sisu ainda é falho e instável. "Disseram que não ia ter nenhum erro esse ano, mas aconteceu isso. Já deveriam estar preparados para o número de pessoas que vão entrar na página, pois eles sabem que será alto", alegou.

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu a falha no site durante os primeiros minutos de inscrição, mas alegou que não era possível alterar os dados. Ainda de acordo com o MEC, o problema já foi solucionado e as causas estão sendo investigadas.

Após a última nota divulgada pelo MEC, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou que tenha ocorrido vazamento e alteração de dados de candidatos no Sisu aberto na madrugada e que oferece 129 mil vagas em 101 instituições públicas de educação superior. "Nos primeiros minutos da abertura, quatro a cinco estudantes entraram na página que dava acesso a alguns dados. Não pode alterar nada, não tem nenhuma implicação ou desdobramento e foi imediatamente corrigido. Tudo andou com segurança e estabilidade".
 
Fonte: Diário do Nordeste