terça-feira, 8 de janeiro de 2013

TANAJURA, A MAIS LEGÍTIMA IDENTIDADE DA IBIAPABA

Tanajura, fêmea da saúva (espécie de formiga) muito nociva aos pomares e outros plantações. Na serra da Ibiapaba é um prato típico onde o gosto pela tanajura é passado de geração em geração.

Um caso incomum aconteceu na tarde do último domingo (06/01) no centro da cidade de Tianguá-Ce, pois a tanajura é encontrada em pomares e outras plantações como foi citado acima, desta vez também pode-se encontrar a iguaria na praça dos eucaliptos localizada no centro da cidade, fato incomum que mostra o desequilíbrio ambiental que vivemos pois enquanto alguns se deslocavam a procura de terrenos e plantações podia-se encontrar a fêmea da saúva ali mesmo no centro da cidade.
Existem diversas maneiras de preparar os petiscos: Torradas com amendoim, assadas, em paçoca com farinha de mandioca ou de milho e etc.

A iguaria inspira poetas da região, foi o caso do professor Amauri Pinto de Carvalho que criou um poema inspirado na tanajura.
                                      foto: Amauri Pinto de Carvalho
Vi a chuva chegando e um solo encharcando
Vi a noite de frio batendo a brisa levando
Vi um dia nublado nascendo e uma cidade caminhando
Vi uma tarde de sol brilhando e muita gente pegando
Estou na minha Tianguá dona de uma iguaria singular
Estou revendo a pega da Tanajura com muita Animação
Estou vivendo o pulsar da cultura que brota do coração
Vi e senti meu sentimento se renovar
A mais legítima identidade do meu querido lugar.

Amauri Pinto de Carvalho

Por: Matheus Urias/www.vpverde.blogspot.com.br