quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FALTA DE CHUVA: CRATEÚS DEVE SOFRER COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA ATÉ O FINAL DE MARÇO

O município de Crateús está em estado de alerta com relação à quantidade de água ainda existente no Açude Carnaubal, e deve sofrer um colapso no abastecimento de água. O reservatório possui apenas 9,67% do seu volume total e a previsão é que deixe de abastecer a cidade no final do mês de março.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Teobaldo Marques, o volume atual do açude está em 8,48 milhões de metros cubicos e quando chegar a 7 milhões de metros cubicos não irá mais liberar água. "A reserva de água que nós temos só abastece dois meses (fevereiro e março). O agravante é que quando chegar a 7 millhões de metros cubicos, a porta não libera mais água, e isso pode acontecer entre o dia 25 a 30 de março", prevê.

O reservatório possui capacidade para armazenar 86 milhões de metros cúbicos.
Em solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC) na segunda-feira (29), o governador Cid Gomes falou sobre sua preocupação com as consequências da seca que se abaterá no Ceará e foi enfático ao citar a cidade de Crateús, como a mais ameaçada de um colapso no abastecimento.

Fonte: Diário do Nordeste