terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CEARÁ SOMA 7 MIL VAGAS DE TRABALHO SÓ EM JANEIRO

74% das sete mil vagas formais que serão ofertadas em todo o Ceará só neste mês de janeiro serão preenchidas. Isso corresponde a praticamente 5,2 mil dos empregos com carteira assinada a mais nesse período. A projeção é do coordenador Estadual da Intermediação de Profissionais do Sistema Nacional de Empregos/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/ IDT), Antenor Tenório.

Setores

De acordo com o representante do Sine/ IDT, órgão ligado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o setor de serviços é o grande propulsor da maior parte dessas vagas de trabalho. "45% dessas oportunidades serão geradas no segmento de serviços, fortemente influenciada pela cadeia produtiva do turismo", avalia, salientando a rede hoteleira, restaurantes, parques aquáticos, barracas de praia e outros segmentos que fazem partem da extensa capilaridade de áreas da economia conectadas diretas ou indiretamente ao trade turístico.

Maior procura

Ele enumera as profissões com demanda mais elevada nesta época do ano: são vagas para recepcionista, cozinheiro, garçom, serviços gerais e barman.

Conforme Antenor Tenório, outra característica interessante dessas sete mil chances de colocação no Estado neste mês de janeiro é o impacto das micros e pequenas empresas nesse desempenho no mercado. "Elas têm um papel importantíssimo na geração dessas oportunidades. É bom destacar que as micros e pequenas são responsáveis por mais de 50% dessas vagas criadas neste período. São grandes incentivadoras no mercado de trabalho e geradoras de renda", comenta.

Fonte: Diário do Nordeste