domingo, 27 de janeiro de 2013

ESTUDANTES PEDEM QUE O FORRÓ SEJA PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE

Especialistas e músicos discutem na 8° Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) a importância do Forró.

Diversos estudantes pediram que o ritmo fosse reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade, assim como ocorreu com o frevo mês passado.

O objetivo dessa causa é a proteção do Forró a fim de que o ritmo permaneça vivo e passe de geração em geração, disseminando as raízes do nordeste mundo a fora.

O sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga, dá credibilidade a união “A importância do forró é muito grande. É uma cultura muito rica, uma cultura que meu tio Gonzaga deixou. Nós estaremos aqui de chapéu de couro na cabeça e sanfona no peito para defender o ritmo”, disse.

Além de pedir o reconhecimento do forró como Patrimômio Cultural Imaterial da Humanidade, a UNE pede também 2% do Produto Interno Bruto (PIB) para cultura.

A 8°Bienal teve início dia 22 (terça) e terminou ontem, 26 (sábado).  O evento estudantil é considerado o maior da América Latina e reune em Olinda cerca de 10 mil estudantes de todos os estados brasileiros, o tema desta edição é A Volta da Asa Branca, em homenagem ao centenário do Rei Luiz Gonzaga.

Fonte: Jangadeiro Online