segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

NOVA ESPÉCIE DE ANIMAL É ENCONTRADA NO CEARÁ

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) encontraram, no município de Aratuba, no Maciço de Baturité, um animal que nunca havia sido registrado no Ceará. Popularmente conhecido como cachorro-vinagre (Speothos venaticus), o bicho é considerado pelo Ministério do Meio Ambiente e pela International Union for Conservation of Nature (IUCN) como uma das espécies ameaçadas de extinção.

O grupo analisava, em 2010, os impactos de caça de animais no Maciço de Baturité quando, de repente, achou o cachorro, um filhote do gênero feminino. Como informa um dos pesquisadores, o mineiro Hugo Fernandes Ferreira, o animal estava perdido da mãe e morreu poucas horas depois de ser encontrado. O cachorro-vinagre, explica, é um canídeo de pequeno porte e tem hábitos noturnos. Vive em tocas no chão plano, em barrancos de rios ou em troncos ocos de árvores caídas.

Segundo Hugo, a espécie pode ser encontrada do Panamá ao Sul do Brasil, no Paraguai, no norte da Argentina e em áreas da Bolívia, do Peru e do Equador. No Brasil, o cachorro-vinagre ocorre nos biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, podendo também ser visto em matas úmidas.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: