quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SECRETARIA DA SAÚDE DESCARTA SURTO DE CATAPORA EM IPU

A Secretaria da Saúde do Ceará enviou técnicos nesta segunda-feira (16) para avaliar a situação da cidade de Ipu, a 294 km de Fortaleza, onde houve duas mortes por catapora nesta semana. De acordo com coordenador estadual de promoção e proteção a saúde, Manoel Fonseca, a cidade não apresenta surto da doença, como havia anunciado a Secretaria de Saúde do Município.

"Enviamos 200 unidades de vacina contra a catapora, mas elas não foram utilizadas porque não houve certificação de outros casos", diz Fonseca. Na segunda-feira (16), a Secretaria de Saúde de Ipu havia informado que a cidade teve 80 casos da doença e duas mortes por complicação da catapora.

Manoel Fonseca disse que não foram detectados casos de catapora além dos que resultaram na morte das crianças. "A situação não é um caso de surto, foram dois casos isolados e em espaços distintos", diz.

De acordo com o coordenador da Secretaria de Saúde do Estado, as duas crianças, uma de quatro outra de 11 anos, morreram por complicações da catapora, após coçar com as mãos sujas as bolhas causadas pela doença. "A pele é a porta de entrada para muitas bactérias, e essa complicação que levou as crianças a óbito", diz.

O coordenador recomenda que pessoas com a doença tomem banho com frequência, mantenha as mãos limpas, mantenha as unhas aparadas, tomar bastante líquido e usar sabonete antisséptico.

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário: