sábado, 28 de janeiro de 2012

TIANGUÁ E OUTRAS CIDADES DO CEARÁ IRÃO RECEBER UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA)

O Estado do Ceará receberá mais 16 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além das 32 já em construção ou liberadas pelo Ministério da Saúde. Atualmente, o Ceará conta com 48 unidades.

A instalação das novas UPAs foi informada pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, durante reunião na manhã desta quinta-feira (26) com o técnico da coordenadoria de urgência e emergência da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Luis Henrique Branquinho, prefeitos e secretários de saúde dos municípios onde ficarão as novas unidades. Outras UPAs ainda podem vir para o Ceará. Segundo destacou Arruda Bastos na reunião.

Na reunião foram definidos os municípios que vão receber as 16 UPAs: Acaraú, Acopiara, Boa Viagem, Camocim, Crato, Fortaleza, Granja, Icó, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Morada Nova, Pacatuba, Tianguá, Trairi. Em Tianguá, a UPA será instalada através de consórcio público com o município de Viçosa do Ceará. Lá, a nova unidade terá porte 2, com 9 a 12 leitos e atendimento diário de até 300 pacientes. No Crato, o porte da UPA também será tipo 2. Nos outros municípios, com exceção da capital, A UPA terá porte 1, realizando de 50 a 150 atendimentos por dia.

As UPAs 24 horas, como o próprio nome sugere, ficam abertas às 24 horas do dia até mesmo nos finais de semana e feriados. São 24 horas também porque nelas os pacientes podem ficar em observação até 24 horas. Nas UPAs os médicos prestam socorro em casos de urgência, com apoio do serviço de raio x, laboratório para exames e aparelho de eletrocardiograma.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: